Barra Mansa realiza 2º Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Evento contou com palestra da coordenadora responsável pela pasta em Volta Redonda

Por Abraão Oliveira 21/07/2021 - 10:19 hs

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), realizou na manhã desta terça-feira, 20, no Parque de Saudade, o 2º Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo do encontro foi abordar os desafios para garantir uma alimentação saudável durante o período de pandemia, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Participaram do evento a vice-prefeita Fátima Lima, representantes das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, e representantes da sociedade civil.

 

De acordo com a vice-prefeita Fátima Lima, o debate sobre a segurança alimentar é fundamental para o desenvolvimento social e humano. "Durante a pandemia, a desigualdade social aumentou e nós temos uma preocupação muito grande com esse tema. Com as aulas remotas, temos feito muito esforço para garantir que alunos em ensino híbrido sejam contemplados pelos kits alimentares a fim de certificar a alimentação dos estudantes", revelou.

 

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, J Chagas, destacou a importância da luta contra a fome no município e sua luta pessoal pela alimentação saudável. "A importância do Fórum é imensurável, pois vivemos num mundo muito difícil em que as pessoas hoje estão entregues e desamparadas. Tenho consciência do problema de alimentação há muito tempo, tanto que no fim de 1996, iniciamos um projeto que deu origem ao restaurante a um real em Barra Mansa, que garantia o acesso popular a uma alimentação de qualidade. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo Drable pela oportunidade de estar nessa grande escola que é a assistência social", disse.

 

A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da prefeitura de Volta Redonda, a nutricionista Cristiane Seabra, palestrante do evento, explicou o que realmente é a segurança alimentar e nutricional, destacando que o processo se inicia no plantio dos alimentos. "Isso se inicia no apoio aos produtores para a realização do plantio e colheita dos alimentos e acompanha todo o processo até o alimento chegar às mesas. Dentro desse processo, também temos que salientar a importância de o usuário saber como higienizar e cozinhar corretamente os alimentos, aproveitando todos os elementos para garantir uma alimentação saudável e de valor nutricional", informou.