Pinheiral inicia projeto "Horta Cidadã" com adolescentes em situação de vulnerabilidade

Por Abraão Oliveira 20/07/2021 - 05:00 hs

Com o objetivo de exercitar as habilidades, desenvolver as potencialidades e ampliar a percepção sobre a importância do trabalho como ferramenta de transformação social na vida dos adolescentes em situação de acolhimento institucional, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Pinheiral iniciou o projeto "Horta Cidadã", realizado através do Departamento de Proteção Social Especial e junto a equipe da Instituição de Acolhimento José Tadeu Dutra. As mudas foram fornecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, e o canteiro para plantio foi preparado com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

 

Através deste projeto se busca abordar com os jovens e adolescentes o processo de transição para a vida adulta, onde serão desenvolvidos fatores sociais e profissionais, reconhecendo o trabalho como um elemento importante nessa etapa da vida. Em 12 de julho algumas hortaliças já estavam em ponto para a colheita, posteriormente, com a colheita e comercialização dos produtos, será reservado recurso para a aquisição de mais mudas para plantio.

 

De acordo com Patrícia Rivello, secretária da pasta, o projeto tem como objetivo desenvolver nos adolescentes as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho e empreendedorismo.

 

"Além de desenvolver suas potencialidades e perceber valores exigidos pelo mercado de trabalho e empreendedorismo, tais como pontualidade, comprometimento, capacidade de comunicação, entre outros, o projeto apresenta ao adolescente, na prática, o manejo do plantio de hortaliças, que serão utilizadas no cardápio da instituição de acolhimento, e o excedente poderá ser vendido à comunidade. O valor arrecadado com a comercialização da produção será utilizado pelos próprios acolhidos, de maneira que for convencionada entre eles e a equipe técnica do equipamento", explicou.