COVID-19: PINHEIRAL FARÁ VACINAÇÃO DE IDOSOS ACIMA DE 95 ANOS E SEGUNDA DOSE PARA ASILADOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Por Abraão Oliveira 04/02/2021 - 10:01 hs

Iniciando o mês de fevereiro com boas notícias, a equipe da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura Municipal de Pinheiral, recebeu na manhã desta quarta-feira (03), 270 doses da segunda remessa da vacina Coronavac que serão usadas para aplicação da 2º dosagem dos idosos residentes em asilo e dos profissionais da saúde, e 60 doses extras que serão utilizadas para vacinar idosos acima de 95 anos de idade, como estipulado pelo Ministério da Saúde. A vacinação para idosos acima de 95 anos terá início amanhã, quinta-feira (04/02), e a ação será desempenhada pela equipe do PSF, que se locomoverá até a residência do público-alvo já cadastrado nas unidades de saúde do município. Já a vacinação para idosos asilados e profissionais da saúde terá início na próxima segunda-feira, 08 de fevereiro, ficando sob responsabilidade da Vigilância em Saúde, a serem vacinados no Ambulatório Municipal, assim como na primeira etapa. 


Quem não estiver cadastrado na Unidade de Saúde e possuir mais de 95 anos, deve procurar a unidade do seu bairro para realização do cadastro para recebimento da vacina. De acordo com nota enviada pela Secretaria de Estado de Saúde “a segunda dose da vacina é para que sejam vacinadas, EXCLUSIVAMENTE, as mesmas pessoas que receberam a primeira dose, para completar o esquema vacinal dessas pessoas” e, também, a “quantidade de doses da vacina correspondente a primeira dose da segunda distribuição da vacina”. 


“Chegaram as 270 doses da vacina que administraremos nos profissionais que receberam a primeira dose, completando o esquema conforme orientação do Ministério da Saúde e, também, as 60 doses para iniciar a vacinação dos idosos de nosso município. É importante lembrar que nós estamos trabalhando com a quantidade de vacinas que nos é disponibilizada pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal”, explicou a enfermeira e coordenadora do Programa de Imunização de Pinheiral, Márcia Abbado.


No mês passado, foram entregues ao município 540 doses da Coronavac e 270 doses da vacina produzida pela parceria do Ministério da Saúde com a Universidade de Oxford e o laboratório Astrazeneca. As novas doses foram armazenadas no mesmo local em que as outras, no Ambulatório do complexo hospitalar.